29 de fevereiro de 2008

Emagrecer, perder peso, dietas...

Serão estes os temas centrais deste blog. Contudo, para primeiro post, parece-me pertinente começar onde toda estas necessidades nascem. Engordar, e acima de tudo porque engordamos. A razão primária (sim...infelizmente existem muitas!) para essa tendência até é bastante simples, mas será que alguma vez paramos para a constatar?

A verdade é que esta problemática deriva de tempos longínquos, nos quais os nossos antepassados nem sempre tinham garantida a refeição seguinte. Geneticamente foi desenvolvido um sistema no qual as calorias em excesso são acumuladas sob a forma de gordura, para fazer face a emergências futuras.

Hoje, felizmente, poucos de nós precisamos de nos preocupar se vamos ter alguma coisa para comer nos dias seguintes, mas este sistema perdura e o nosso organismo continua a acumular as calorias em excesso sob a forma de gordura, mesmo que esta já não venha a ser necessária.

Assim, sintetizando, sempre que ingerimos mais calorias do que o nosso corpo precisa, este transforma-as em gordura e engordamos. Paradoxalmente, se ocorrer o inverso, o nosso corpo vai buscar essa reserva acumulada, permitindo o emagrecimento. Mas todos sabemos como é bem mais complicado esse segundo processo.

De uma forma muito linear, e de entre tantas outras justificações, é assim que tanto e tantos sofremos com o excesso de peso, e somos conduzidos para essa árdua tarefa de emagrecer. Abençoadas sejam as ajudas que temos hoje ao nosso alcance para essa difícil caminhada que é inverter uma tendência genética milenar...

15 comentários:

Anónimo disse...

Será a culpa dos nossos antepassados ou da nossa rotina cada vez mais sedentária? Sem esquecer que em Portugal o gosto pela boa mesa é uma tradição difícil de quebrar...

Anónimo disse...

Pois...Mas como se já não bastasse tudo o resto até a nossa herança genética e organismo estão "formatados" a dificultar-nos a vida... Toda a ajuda é pouca!!! :s

catarina disse...

eu gostava muito de poder emagrecer se assim for gostava que me mandace um email a dizer o que se deve de fazer para emagrecer o meu email e catabv_alfarim@hotmail.com eu tenho 9 anos eu peso 35,5 e gostava de pezar 28 tal como as minhas amigas.

Madame Giselle disse...

Catarina,
Não tenha ideias em querer emagrecer assim sem mais nem menos.
Se tem 9 anos, deve ir a um nutricionista que a vai ajudar a emagrecer de forma saudável e a vai ensinar a comer para manter o peso adequado. As pessoas são todas diferentes e lá por as suas amigas pesraem 28 kg não quer dizer que esse seja o seu peso ideal.

Marisa Gokaldas disse...

Olà... quero emagracer já... então devo ir a um nutricionista? Só tenho 17 anos

Chica disse...

uma dieta acompanhada é a desicao acompanhada uma amiga minha emagreceu 8kg em 3 meses, claro com exercicio!
é preciso acreditar no que se quer...forca de vontade!

Anónimo disse...

GoFit a acompanhar um bom regime alimentar, e a prática regular de exercícío pode ser a solução ideal para si Marisa. Consulte o site, e para além de ficar a saber mais sobre os produtos e planos GoFit, encontrará ainda sugestões e informações úteis que de certeza a interessarão!

Crista disse...

Para emagrecer é simples:
comer menos e bem e fazer mais exercício.
Se uma pessoa tem tendencia a engordar tem de meter na cabeça que é um processo para toda a vida.
Mude a sua alimentação, faça longas caminhadas (não precisa correr) e vá para o ginásio.
EU CONSEGUI(perdi 14 kilos).
Beijos e bom trabalho para todos.

Anónimo disse...

chamo me ana dias e gostava muito de perder peso. gostava que me env um email aexplicar. o meu email e raquelaraujo83@hotmail.com. obrigado

Anónimo disse...

Ana, o seu pedido será satisfeito assim que possível. Até lá sugiro que visite o site GoFit em http://www.gofit.com.pt. Poderá recolher informação sobre os produtos, para que servem, como toma-los correctamente, os programas... Encontrará também dicas e sugestões alimentares, e outras informações valiosas sobre alimentação e actividade física.

Anónimo disse...

Ana, o seu pedido será satisfeito assim que seja possível. Até lá, visite o site GoFit em http://www.gofit.com.pt. Lá vai encontrar informação sobre os produtos, como toma-los, para que casos se aplicam, os programas GoFit... E também dicas, sugestões e recomendações de actividade física e alimentação saudável.

Anónimo disse...

ola chamo-mo Barbara e queria saber como e que posso queimar gordura muito rapidamente, eu tenho muita gordura principalmente nas coxas e no rabo e queria saber como perde-la o mais rápido possivel. por favor digam-me o que fazer para o meu email barbixa0@gmail.com

Anónimo disse...

Olá. Já vi o vosso site e já tenho conhecimento dos vossos produtos. Como os posso comprar?

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Os produtos GoFit encontram-se à venda na grande maioria das farmácias da rede nacional. Caso a da sua preferência não tenha será igualmente possível fazer a encomenda.

Anónimo disse...

ja tomei os produtos da gofit mas não konsigo ver resultados mesmo com exercicio dieta.