2 de abril de 2008

Exercício Físico - Complemento de Dieta e de uma Vida Saudável

Há alguns anos atrás frequentar um ginásio (além do estatuto e da questão social e relacional sempre inerente) era uma decisão principalmente influenciada por motivos estéticos. Ao objectivo de ter um corpo bonito e tonificado, associou-se a vontade de ter uma boa condição física e de estar preparado para as exigências do quotidiano. Hoje em dia, a par da questão estética, é também uma questão de saúde.

A prática de exercício físico está associada a diversos benefícios, entre os quais a sua importância e contribuição para a perda de peso. Uma alimentação equilibrada aliada a exercício físico regular são factores essenciais para quem pretende emagrecer de forma saudável, e beneficiar de todas as outras vantagens que provêm de um estilo de vida pautado por estas duas vertentes.

Para quem pretender perder peso, conjugar uma dieta equilibrada com exercício aeróbico é fundamental. Caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, são bons exemplos de actividades que o podem ajudar a potenciar os efeitos do seu novo regime alimentar.

Tal como com as dietas, não exagerar no exercício físico é também fundamental. Se está parado/a há muito tempo não deve de um momento para o outro começar a exercitar-se como se quisesse participar nos próximos jogos olímpicos. Deve sim, adequar o tipo e intensidade de exercício à sua condição e limitações, e não esquecer três conselhos importantes: não pratique exercício em jejum; não se exercite de estômago cheio; e tenha muita atenção aos níveis de hidratação do seu corpo. A reposição dos níveis de água é extremamente importante para o organismo, pelo que deve ingeri-la antes, durante e após o exercício, de forma manter os seus músculos devidamente hidratados.

4 comentários:

Mil Coisas disse...

... eu bem sei que devemos fazer exercício físico com regularidade e ter uma dieta equilibrada, mas sou tão preguiçosaaaaaaaa

Será que estes produtos ajudam por si só ou têm mesmo de ser "acompanhados" pelo exercício?

Aninhas disse...

Olá Rute! Eu também sou super preguiçosa, mas o que fiz foi. Comprei o GoFit Emagrecimento para não ter de me preocupar com a alimentação (é que eu adoro maionese e batatas fritas) e inscrevi-me num ginásio para tonificar as minhas formas e perder a celulite, mas a fazer aulas de grupo, porque não tenho paciência para estar na passadeira e depois na bicicleta...
Estou a fazer step e Body Combat e sempre é uma horinha que estamos distraidas, divertidas e que estamos a perder peso quase sem dar conta. Comigo está a resultar!

Espero que a tenha ajudado.

Bjs.

Anónimo disse...

Aninhas, também conheço mt gente que se tornou fã desse tipo de actividades. Infelizmente, a falta de tempo e a preguiça leva a que não seja uma delas. Mas são uma forma divertida de incluir o exercício físico na nossa rotina, e quase toda a gente a pode praticar. Além disso os bons ginásios têm um bom acompanhamento. Quanto ao produto que falou, o GoFit Emagrecimento, é de facto indicado para bloquear a absorção de gordura (entre outras coisas). Mas a GoFit tem também outro, o Adelgaçante, que é ideal para quem pretende tonificar e perder celulite por exemplo... Talvez tb fosse de encontro às suas pretensões! Existe no site informações sobre um programa que combina os 2, vale a pena consultar! http://www.gofit.com.pt/#programas_gofit/gofit_intensivo.
:)

Anónimo disse...

Olá! Durante 4 anos pratiquei natação, yoga e fiz bastante ginasio. Àcerca de 1 ano, por motivos profissionais e familiares deixei de praticar qualquer tipo de exercicio, pelo que engordei cerca de 6 kg que me estão a torturar. Iniciei há 8 dias o tratamento gofit emagrecimento e drenate. Acontece que desde o 2º que me sinto muito obstipada, coisa que nunca antes me tinha acontecido. Estou receosa porque, para além de não estar a ainda a notar resultados, sinto-me mais inchada e obstipada que nunca. Será que devo interromper o tratamento?